É uma especialidade odontológica que estuda, previne e corrigi a má posição dos dentes na sua base óssea.
Visa a correção do posicionamento dos dentes e ossos dos maxilares obtendo assim melhoras na mastigação, estética, fonética e higienização. Utliza-se de aparelhos móveis e fixos( metálicos, estéticos ou auto ligados).
Ortopedia Facial – estuda, previne e corrige as alterações no crescimento dos ossos da face.
Os tratamentos ortodônticos e ortopédicos visam proporcionar a saúde bucal, preservando as estruturas anatômicas da boca com uma função correta e uma estética agradável.
De forma simples, poderíamos dizer que Ortodontia é a correção da posição dos dentes, na sua estrutura óssea e Ortopedia Facial é a correção das alterações do crescimento dos ossos da face.
A ortodontia e a ortopedia possibilitam grandes melhorias estéticas e funcionais dos dentes e da estruturas ósseas, porém quando a discrepância óssea entre a mandíbula e a maxila for muito grande é necessário associar a ela a cirurgia ortognática.
Os Ortodontistas podem orientar qual o melhor aparelho dentário para cada caso após uma correta avaliação de exames prévios.
O aparelho dentário auxilia na correção e harmonia da boca como um todo, incluindo também os músculos da face, pois funcionam sempre juntos.
Quando alguma das partes está alterada, interfere na estética da face, na fala, na deglutição e até mesmo na respiração.
Este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente.
Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos.
Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como, estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.
Vieram pra dar ainda mais conforto para aqueles pacientes mais exigentes que não querem deixar transparecer que estão fazendo tratamento ortodôntico.
Confeccionados com braquetes que imitam a cor do dente, eles seguem os mesmos parâmetros do aparelho ortodôntico metálico tanto com relação à prescrição quanto com a funcionalidade. Podem ser encontrados em três tipos diferentes de material: policarbonato (tipo de resina plástica), porcelana ou safira laboratorial.
É utilizado para tratar a maioria dos problemas comuns na ortodontia presentes em adultos e em adolescentes.
Invisalign é indicado tanto para correções sutis do seu sorriso quanto para tratamentos mais completos. Traz excelentes resultados no tratamento de dentes apinhados ou separados, assim como em maloclusões mais complexas, sobremordidas, mordidas abertas e mordidas cruzadas. Um ortodontista credenciado pela Invisalign pode solucionar quase todos os tratamentos usando somente alinhadores transparentes Invisalign ou em combinação com técnicas auxiliares. Clique aqui para ver fotos antes e depois de pacientes tratados com Invisalign.
Invisalign é transparente e praticamente invisível. Ninguém quase nunca saberá que está endireitando seus dentes, a menos que você diga! Uma vez finalizado o tratamento, você sentirá mais confortável, diante das pessoas. Seu sorriso estará deslumbrante
Invisalign é transparente e praticamente invisível. Ninguém quase nunca saberá que está endireitando seus dentes, a menos que você diga! Uma vez finalizado o tratamento, você sentirá mais confortável, diante das pessoas. Seu sorriso estará deslumbrante
Crianças, a partir de 6-7 anos, que apresentarem discrepâncias ósseas (maxila e mandíbula desproporcionais) podem ser tratadas com aparelhos ortopédicos ou funcionais, que aproveitam o crescimento da criança e estimulam o crescimento ósseo na região necessária, podendo evitar, assim, futuras cirurgias no futuro.
O Sistema Damon é um sistema de braquetes auto-ligados que elimina a necessidade de elásticos (as borrachinhas coloridas) ou ligaduras metálicas, reduzindo, assim, a praticamente zero o atrito entre braquetes e fios. A redução do atrito associada a arcos High tech promove um remodelamento ósseo, diminuindo significativamente a necessidade de extrações e o uso de expansores ósseos, além de diminuir o tempo de tratamento e promover mais conforto ao paciente.
É uma nova maneira de tratar os pacientes como um todo, e não tratar, apenas, os seus dentes. A mecânica de forças leves, deste sistema, é projetada especificamente para melhorar o resultado global da face de cada paciente.
Embora nenhuma face seja simétrica, algumas alterações causam desarmonia, limitando as pessoas quanto a ter uma mastigação adequada.
O tratamento correto de uma deformidade envolvendo os ossos da face consiste em dois tipos básicos de procedimentos: utilização de aparelhos ortodônticos fixos em ambas as arcadas associada a cirurgia designada "ortognática".
A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas adultas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico.
Os objetivos são a correção do posicionamento dentário dentro de parâmetro de normalidade proporcionando uma melhora das condições de oclusão dentária, saúde dos tecidos periodontais, função das articulações temporomandibulares (ATM' s),função respiratória e estética facial.